Apenas um lugar para a gente pensar junto...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Um Deus "pouco ortodoxo"

É intrigante ver como nosso Deus não se adequa àquilo que foi estabelecido como regra.
Mesmo conhecendo suas normas e preceitos; seus inúmeros mandamentos e prescrições, Ele mesmo não se deixa moldar por padrões externos e religiosos quando o que está em jogo é a vida.
Esta manhã me deparei com o seguinte texto:"Na verdade, a maioria do povo, muitos de Efraim, de Manassés, de Issacar e Zebulon, não se tinham purificado; comeram a páscoa sem obedecer à Escritura. Mas Ezequias orou por eles dizendo: 'Que Iahweh na sua bondade, cubra o pecado de todos os que aplicaram o seu coração em buscar a Deus, a Iahweh, o Deus de seus pais, mesmo se não têm a pureza exigida para as coisas santas!' Iahweh ouviu Ezequias e conservou o povo são e salvo." (IICr 30:18-20). O que me levou a pensar.
Talvez o que aterrorize a muitos é que Deus é menos ortodoxo do que se poderia esperar. Para alguns isso é motivo de desequilíbrio já que, segundo esses mesmos, não se sabe exatamente o que esperar de um Deus que rompe suas próprias regras, ou seja, que se mostra um tanto quanto imprevisível.
Contudo, uma visão assim só retrata uma forma rígida de pensar: a da intolerância!
Quando o assunto envolve vida e dignidade, Deus é muito menos religioso do que se imagina. Foram palavras suas as de que prefere misericórdia ao sacrifício. Portanto, precisamos alargar nossos horizontes no que diz respeito à perspectiva que Deus tem da nossa vivência religiosa. Deus rompe sim padrões quando o que está em jogo é gente.
Se pra manter algo em nome de um status quo é necessário "passar por cima" da vida ou dignidade de pessoas, poderemos nos surpreender com o julgamento do Senhor que provavelmente terá mais misericódia e menos ortodoxia que muitos de nossos irmãos "mais piedosos".
Beijão no coração.

3 comentários:

Leonardo Cruz disse...

Como sempre um texto preciso e contundente.. a sua cara.. rss.. parabéns..

anso rodrigues disse...

Esse Deus é bem humano!
um amigo sempre fala q Deus é "Um Mano" hehe
haa! sempre gosto do q escreve!

Só pensando um pouco disse...

É sim, Anderson, creio que se Deus fosse menos "humano" não valeria a pena seguí-lo. Valeu.