Apenas um lugar para a gente pensar junto...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Uso "exclusivo" em serviço. É mesmo????

Hoje me ocorreu um fato pitoresco. Ao meio dia fui buscar minha filha em uma escola aqui em Fortaleza. Chegando lá me deparei com um veículo oficial do Governo um pouco à frente, estacionado, escrito em seu parachoque a irônica frase: Uso exclusivo em serviço. E, a conclusão foi lógica: claro que aquele carro estava ali esperando por algum estudante, claro que na cabeça daquele motorista havia o direito de usar a gasolina, que é destinada à sua repartição para interesses do Estado, em um servicinho particular, esse não é o país do "pode-tudo" desde que você "possa"? E de fato foi isso que aconteceu. Minutos depois rapidamente uma mocinha fardada surge da escola e folgosamente se acomoda no banco traseiro do veículo destinado ao uso exclusivo em serviço. Ah, não podia deixar aquilo barato. Comprei uma briga com a minha filha, mas mais que imediatamente passei ao lado e gritei: - Esse carro é pra uso em serviço!!! - e fui embora.
Sei que isso pouco representa diante do particularismo com que muitos lidam com o bem público, mas emudecer-se é fortalecer práticas descaradas e rotineiras. Sei que o meu grito de quase nada valeu, melhor teria sido tirar uma foto do ocorrido, mas pelo menos fiz algo.
No final das contas restou apenas a cara emburrada da minha filha pelo (segundo ela) constrangimento que passou diante dos colegas, mas, se os que fizessem tal coisa pelo menos se encabulassem ao agir de forma imprópria  com o dinheiro nosso, um dia isso tudo se tornaria apenas um "causo" pitoresco do passado em uma roda de amigos.

Nenhum comentário: