Apenas um lugar para a gente pensar junto...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vida Injusta

Diante de algumas circunstâncias percebidas essa semana, andei matutando em quantas vezes nos deparamos com situações que são completamente inexplicáveis pelo senso de justiça. Por exemplo, quem nunca se viu perplexo diante de uma morte prematura de uma existência em pleno viço? Ou de uma história claramente injusta, mas perpetuada, sem chance de mudança? Ainda outro dia escutei sobre uma moça que mal viu a vida passar porque teve que se dedicar a cuidar de seu pai até que esse morresse, em seguida passou a cuidar da mãe que logo caiu enferma de morte, e, por último,após enterrá-la, ela mesma adoeceu e morreu.  Como podemos ainda encarar a realidade quando ela se mostra tão cruel e sem uma solução que nos aplane os ânimos e mesmo assim acreditar que vai dar tudo certo? 
Diante de situações como essas, apenas me ocorre as palavras do apóstolo Paulo: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens" (1Cor 15:19), porque definitivamente de justa essa existência não tem nada. E não adianta recorrer aos céus, aos deuses, ou seja lá a quem for, porque diariamente vemos a prosperidade do mal e o insucesso dos bons; ricos corruptos gozando uma vida de benesses e pobres honestos padecendo à míngua pelo mínimo necessário.
Há um provérbio muito citado para explicar alguns eventos que nos ocorrem: "Aqui se faz, aqui se paga" ou "Quem semeia vento colhe tempestades", mas e quando somos as mais corretas pessoas que podemos ser, e, mesmo assim, somos surpreendidos por furacões que nos destroem tudo? Como ficam essas "certezas"? E quando somos os melhores filhos, ou pais, ou cônjuges, ou profissionais e nos vemos no momento seguinte vivendo um inusitado estilo de vida que alguém, por seu extremo egoísmo ou inconsequência, "escolheu" por nós? Você ainda vai querer me convencer que estou somente vivendo o que escolhi???
No entanto, vale recordar que o mesmo Paulo afirma mais adiante, dando-me a esperança que posso até não ver o resultado certo e inequívoco de uma vida reta aqui, mas que o verei depois: "Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem".(1 Cor 15:20). Há mais, muito mais, do que essa existência aqui! E isso não é escapismo ou alienação é a resposta cristã, já que não creio que seja mais justo pensar que vivo um carma de uma existência passada, por ser cruel demais ver-me pagando por algo que nem mesmo tenho consciência de ter feito - aí já extrapola meu senso de equidade. Ele ressuscitou e eu, um dia, o seguirei.
Encaremos os fatos: a vida é dura e muitas vezes injusta, sim. Nem sempre veremos o bem triunfar. Contudo, àqueles que têm a certeza de verem aqui o resultado bom e fiel de uma vida sem excessos ou de escolhas bem feitas tenho uma palavra: é melhor contar com a sorte também, mas aos demais posso afirmar: nem sempre irão colher flores, mas em Deus suas esperanças jamais serão frustradas, independente do que a vida lhes proporcionar.

3 comentários:

George Facundo disse...

Olá queridona...

O seu texto trata de uma inquietação que há muito afeta minha alma... Nestas horas Yancey e o livro de Eclesiastes me foram de muito alívio...

Mas penso muito sobre isso...

E ontem, numa palestra do Rubem Alves que eu fui no TJA, ele falou que não imaginava Deus criando uma "maquina de tortura" eterna para pessoas, pois o mesmo tem em sua essência o Amor...

Concordei com ele em parte, principalmente pelo fato de, quando ele se refere a inferno, certamente tem nessa imagem a imagem medieval...

Engraçado que quando penso nestas questões do julgamento de Deus e condenação, eu penso em todas as pessoas maravilhosas e boas que existem, que tem suas vidas mas não cultivam uma espiritualidade... Se eu fosse um pouco mais radical diria: "Penso em todas as pessoas boas que não confessaram Jesus" hahahaha

Mas quando olho para questões como julgamento e condenação eu definitivamente não penso nessas pessoas... Penso exatamente igual a você... Penso nessas pessoas que fazem o mal, que praticam a injustiça, que destrói e literalmente ceifa a vida de muita gente, e que certamente tem dinheiro suficiente para gozar de uma velhice segura e tranquila, cheio de dinheiro...

O ecleisastes põe por terra exatamente esse conceito de que os bons sempre vencem e os maus se dão mal... Não é assim que vejo...

Quanta gente está enterrada aí e seus assassinos não foram (e jamais serão) condenados?

Saber que absolutamente ninguém ira deixar de estar diante de Deus é algo que, pelo menos para mim, é de grande alívio... Pq eu sei que eles podem enganar e ludubriar o sistema para se dar bem, mas Deus não, e Deus mesmo nos dá essa segurança...

Enfim, muito bom teu texto!

Marlon Marques disse...

Realmente é difícil a nossa existência. Muitos querem uma redoma para passar por ela. Mas se nem Jesus quis essa proteção contra as contingências da vida e nem pregou isso, quanto mais nós! Devemos apenas viver. Viver os valores do Reino. A vida é injusta, mas Ele venceu os percalços da vida, pra nós e por nós.

Obrigado por ter comentado no meu blog. Foi uma honra!

Fica na Paz!

MARIA STELA disse...

As vezes fazemos comentários sobre as injustiças que há no mundo, deixando escapar no ar , sem querer,querendo, uma insatisfação com Deus, como se Ele fosse o responsável pelas escolhas humanas. Deus nos deu o que de mais o homem poderia aspirar como senso de justiça, ter a liberdade de escolhas. Por que pois, quando fazemos escolhas erradas, não assumimos o que escolhemos? Por que há tanta injustiça no mundo? Pelas escolhas erradas de nós mesmos e dos outros ,não de Deus!Por que não há punição para os maus? Porque não é por sermos bons que somos salvos! Mas única e exclusivamente por Jesus! TEMOS QUE RECONHECER QUE O SANGUE DERRAMADO EM JESUS POR NÓS É QUE NOS DÁ A REDENÇÃO! ATÉ MESMO A REDENÇÃO DE , NÓS QUE CONHECEMOS A VERDADE, NOS LIMPARMOS DOS PENSAMENTOS DE REVOLTA COM AS INJUSTIÇAS, DE PENSAMENTOS QUE NOS DEIXAM EM DÚVIDAS DO AMOR DE DEUS, SÓ PORQUE O MAL(MOMENTANEAMENTE) PROSPERA!QUERIDOS , COM JESUS, NÓS VIVEMOS ACIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS!NÃO DEIXEMOS QUE A ESSÊNCIA DO MAL, SEJA A NOSSA VERDADE!!