Apenas um lugar para a gente pensar junto...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sou uma ET

De uns tempos para cá tenho me sentido uma ET no meio evangélico. Isso se deve a uma constante sensação de inadequação, como se lugar nenhum me coubesse. Mas como se sentir bem entre tantos limites e imposições crueis?
Já pensei em deixar de frequentá-la e só não fiz isso porque fui levada a crer que ali há também muitos outros inconformados como eu, que ainda teimam em acreditar, mas reconheço que essa pueril obstinação provoca muitas reações desagradáveis.
Sou uma leitora assídua da Bíblia. Tenho por hábito há anos a leitura devocional daquele livro nas primeiras horas da manhã, mas tenho a impressão que isso não tem provocado em mim algo muito bom, porque quanto mais a leio, mais inconformada fico com os moldes eclesiásticos atuais pelo choque que há entre o que medito nas Escrituras e o que ouço nos sermões.
Sinceramente, como acreditar em um Deus de tantas "senões"? Nos púlpitos escutamos as condições para conseguirmos os benefícios divinos; para sermos salvos e/ou para permanecermos com a salvação; para não sermos castigados; para não escandalizarmos o Espírito Santo; para não nos contaminarmos com o mundo... Aí pergunto: de qual Deus estamos falando? Qual a Bíblia que andam lendo? Como conciliar essas exigências com a Boa Nova da graça? Como combinar esses condicionamentos à liberdade responsável ensinada por Cristo?
Por isso, questiono quem é mais ET. Se quem tenta se infiltrar na sociedade, tentando não chamar a atenção como caricaturas extravagantes de um povo separado por Deus ou se criaturas autômatas e esdrúxulas que, pela ausência de uma leitura crítica da realidade e da Bíblia, fazem questão de viver "longe do mundo"?
Como testemunhas (At 1) sei da responsabilidade que devemos ter para os outros, mas como criaturas alcançadas pelo amor e pela graça de Deus sei também que testemunho maior é dado quando conseguimos ser notados não por esquisitices, mas por um jeito leve de viver.
Pensando bem, vou deixar de me incomodar de ser uma extra-terrestre se isso implica uma vida diferente daquela imposta por muitas pregações infantilizadas, afinal, essa igreja está da terra demais para o meu gosto.

Nenhum comentário: