Apenas um lugar para a gente pensar junto...

sábado, 5 de setembro de 2009

Complicando a Bíblia

Para quem se queixa da dificuldade de leitura da Bíblia:


1 Pascia Moisés a grei de Jetro, o genitor de sua consorte, eclesiástico de Midiã; e, induzindo o rebanho ovino para o lado ocidental do espaço ermo e desabitado, de precipitações atmosféricas escassas ou irregulares, chegou a parte de uma superfície de Deus que se eleva em relação ao espaço circundante, a Horebe.
2 Revelou-se-lhe o mensageiro celestial do SENHOR numa mistura gasosa e incandescente, acompanhada de luz e energia térmica, que se forma durante uma combustão, no meio de um arbusto silvestre; Moisés mirou, e eis que ele conflagrava-se espontaneamente e não se transformava em fumaça e cinza. (Exodo 3:1,2)

“11 Pronunciou-se-lhe o Todo Poderoso: Arreda e põe-te neste monte em presença do ente infinito, eterno, sobrenatural e existente por si só; causa necessária e fim último de tudo que existe. Eis que transpunha o SENHOR; e uma grande e forte massa de ar atmosférico em movimento natural fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava nele; depois da aragem, um sismo estrondoso, mas o SENHOR não estava no abalo terrestre; 12 depois deste, um fenômeno que consiste no desprendimento de calor e luz produzidos pela combustão de um corpo, mas o SENHOR não estava nele; e, depois deste último, um cicio pacífico e afetuoso.” (1 Reis 19:11-12 RA)

“ E calhou que, enquanto ele deprecava, a exterioridade do seu expressão facial se transfigurou e seus indumentos resplandeceram de brancura.” (Lucas 9:29 RA)

“26 Destarte, se vos articularem: Eis que ele está no bioma de baixa diversidade, que se estabelece em região com pluviosidade muito baixa ou irregular!, não vades. Ou: Ei-lo no interior do edifício de formatos e tamanhos variados, geralmente de um ou dois andares, quase sempre destinado à habitação!, não deis crédito. 27 Porquanto, assim como o clarão resultante de descarga elétrica que se produz entre duas nuvens ou entre uma nuvem e a terra sai do oriente e se manifesta até no ocidente, assim há de ser a parousia do Descendente do sexo masculino do Homem.” (Mateus 24:26-27 RA)

Então veja: não há nada tão complicado que não se pode complicar mais. Contudo, acredito que mesmo com a linguagem mais prolixa, o texto ainda ficou compreensível, portanto, a questão está mais para uma disposição, ou não, em ler do que no texto em si. Dessa forma, vale a fórmula: "quando a gente quer, dá-se um jeito, quando não quer, arranja-se uma desculpa."




Nenhum comentário: