Apenas um lugar para a gente pensar junto...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aprendendo com os Reis Magos


Examinando as Escrituras encontramos a seguinte narração quanto à visita dos Reis Magos ao menino Jesus, por ocasião de seu nascimento:
"1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo."

Enquanto examinando a mídia em geral encontramos a seguinte narrativa em relação ao Natal:
"1. Natal gordo
Segundo especialistas econômicos nacionais as vendas deste natal devem superar o ano anterior em cerca de 20% causando um equilíbrio econômico
em comparação aos anos anteriores, e assim o comércio se preparará para o Natal mais gordo dos ultimos 10 anos, com mais de 100 bilhões de reais sendo aportados na economia nacional através dos pagamento do 13º salário e da oferta de crédito aos consumidores. As grandes lojas e magazines já aumentaram seus pedidos em 20%, e as maiores encomendas são por emetrodomésticos, pelos eletrônicos e itens de informática, especialmente o notebook, que deve ser a grande febre deste Natal, apostam os lojistas.
2. Em 2009 as vendas natalinas deverão ser 30% maiores que em 2008, alcançando 1,63 bilhão de reais."

Daí surgem perguntas inevitáveis: 1) Estamos nos referindo ao evento citado acima das Sagradas Escrituras? 2) Será que um marciano nos visitando conseguiria associar a data referida aos eventos e expectativas comerciais que a precedem? Creio que alguma coisa não está encaixando.
A narrativa dos Reis Magos é única na Bíblia. Só Mateus a faz. Poucos detalhes nos chegaram e a maioria deles é fruto da tradição cristã. Por exemplo, não sabemos quantos personagens eram ou mesmo se eram reis. Fala-se em três, numa possível alusão ao filhos de Noé (Sem, Cão e Jafé), talvez para englobar todas as raças humanas que daí vieram. Também lhe foram dados nomes: Melquior, Gaspar e Baltazar, que corresponderiam aos reis da Pérsia, Índia e Arábia, respectivamente, ainda na mesma intenção de englobar toda a Terra conhecida, que teria ido ao encontro de Jesus.
Contudo, qual teria sido a intenção do evangelista ao detalhar essa história?
Tenho certeza que pra ele foi importante mencionar uma estrela que os guiava até o local onde estava Jesus para que lá pudessem adorá-lo. Hoje me pergunto qual dos símbolos natalinos nos guiam: um velho gordo? um pinheiro?... Outro dado importante é para onde nos guiam. Ao shopping? uma liquidação?... E para adorar o quê?
Os magos levaram presentes: ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a humanidade do menino que nascera. Mas o que significa ou simboliza o nosso Natal hoje? Qual presente entregamos ao "recém-nascido"?

Sem dúvida já não falamos do mesmo evento. Este não é mais o Natal do Nosso Senhor Jesus!
E se o natal já não representa o nascimento de Cristo. Se os símbolos atuais não nos guiam mais a Deus. Se os presentes não são mais uma manisfestação de reconhecimento ao papel salvador que teve. Se em nada agora há pistas de adoração a ele, a quem deve ser? Não é de se estranhar que a frase dita pelas miríades celestiais por ocasião de seu nascimento esteja tão longe da realidade atual (Lc 2:13,14):
"13 Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. "
Em um mundo sem Deus, uma existência sem paz!

Tenho a consciência, e lamento por isso, que mudar o mundo e o seu “natal” com seus valores e sua cultura fútil e consumista é impossível a um só, mas o nosso natal, o meu e o seu, nossa comemoração do aniversário de nascimento de Cristo pode e deve ser mudado, tendo por guia o modelo dos Reis Magos.
Minha oração é que Deus nos ajude a resgatar na nossa história os reais valores, o verdadeiro significado e a suprema importância do nascimento de nosso Salvador, como muito mais do que uma ocasião onde o comércio consegue recuperar seu ano de pífio faturamento ou concretizamos nossos sonhos de consumo, pela compreensão do apoteótico início de uma grande história de amor de Deus por nós, culminando na morte de seu Filho para nossa salvação.

Feliz Natal de verdade!!!!

Um comentário:

Ivo Fernandes disse...

Querida, que lindo e que profundo! Aproveito para desejar a você todas as coisas realmente boas.

Admiro sua coragem e inteligência, e sou feliz pela nossa caminhada comum Nele.

Abraços